Embalagem para pet food - saiba os requisitos necessários - Perfil Maq

Assim como os alimentos para humanos, a embalagem para ração precisa ter cuidados especiais para manter a qualidade do produto. Confira o post!

Os animais domésticos estão ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros e, com isso, tem aumentado também o comércio de produtos pet. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção de alimentos para nutrição animal. 

Desta forma, o mercado pet já representa 0,36% do PIB Brasileiro. Este número é superior aos setores de utilidades domésticas e automação industrial, por exemplo.

Sendo assim, utilizar embalagem para ração animal de qualidade para proteger a integridade do alimento, mantendo seguro para o consumo, é tão importante quanto para manter a qualidade dos alimentos humanos.

Além da função de preservar, a embalagem para alimento animal também serve como uma “propaganda” do produto. Ou seja, quanto mais atrativa for a embalagem, maior a possibilidade dela se destacar entre os concorrentes, conquistando a preferência do consumidor.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da embalagem para ração para manter a qualidade do produto para os animais de estimação!

 

Proteção contra fatores externos

A principal função da embalagem para produtos alimentícios é proteger o produto contra influências externas, de modo que suas características físicas e nutricionais sejam mantidas. 

E, do mesmo modo que ocorre com os alimentos humanos, os pet foods têm características que variam conforme o seu tipo e o seu shelf life – vida útil ou tempo de prateleira. 

O shelf life se refere ao prazo que o alimento possui para ser consumido a partir de sua fabricação ou processamento, sem que haja perda de suas características e qualidade. Desde a matéria-prima até a embalagem, diversos fatores podem afetar o shelf life de um produto alimentício industrializado.

Os alimentos para nutrição de animal de estimação, se dividem basicamente em três grupos: úmidos, secos e semi úmidos. Todos necessitam de embalagens flexíveis, que preservem suas características com relação ao sabor, cheiro, cor e textura. 

Sendo assim, as embalagens precisam ter propriedades específicas, servindo como barreiras de proteção, além de atender às exigências da legislação e do mercado. O resultado é o aumento da competitividade do produto.

 

Como a embalagem pode impactar na escolha do consumidor?

Existem diferentes maneiras de uma embalagem tornar o produto mais atraente e impactar na escolha do cliente. Em um cenário onde as embalagens promovem sensações e lembranças, o cliente pode descobrir também, que dentro dela existe um produto de qualidade e desta forma fidelizar a marca.

Uma pesquisa realizada pela Two Sides, foram identificados alguns fatores onde a embalagem influencia na decisão de compra. São eles:

  • 64% dos entrevistados acham que o mais importante em uma embalagem, é a qualidade dela e a capacidade de proteger os produtos;
  • 52% entendem como um fator importante as informações que a embalagem fornece;
  • 47% consideram a facilidade de abrir e lacrar novamente a embalagem;
  • e entre os itens mais citados, se destacam o tamanho da embalagem e a matéria-prima utilizada.

Qual destas duas embalagens você compraria?

Amassada x Perfeita

Duas embalagens para ração, uma amassada e outra perfeita

Quais as três principais funções de uma embalagem?

Muito mais do que apenas envolver um produto, seja alimento humano, animal ou outro tipo de material, a embalagem tem outras funções bem importantes para o mercado consumidor. São elas:

  1. Proteger o produto – A primeira finalidade de uma embalagem, ao primeiro olhar, seja do consumidor ou de quem fabrica, é proteger o produto de interferências externas. É mediante uma embalagem de qualidade, que o produto vai manter a qualidade original até o destino. A Perfil Maq vem se destacando no cenário nacional, ao longo dos anos, pela qualidade e versatilidade das máquinas de empacotamento que fabrica, atendendo os mais diversos nichos de mercado. Nossos equipamentos desenvolvidos tem o objetivo de fomentar e impulsionar a automatização de processos.

 

  • Se destacar, chamar a atenção e fidelizar clientes – Esta função é primordial para a marca ser reconhecida e manter uma boa relação com os seus clientes. Porque além de embalar e proteger o produto, a embalagem também chama a atenção e atrai novos consumidores, além de fidelizar os já existentes. É neste quesito que se sobressaem as embalagens modernas, personalizadas, com design diferente e adequado para aquele determinado produto. Seguindo esta linha, juntando produtos de qualidade e embalagens atrativas e bem feitas, vão fazer a diferença e promover a sua marca.


  • Manter informações técnicas do produto – Uma embalagem bonita e atraente, mexe com diversas percepções do cliente, inclusive o emocional. Mas além de ter qualidade, ser bonita, moderna e atraente, ela precisa seguir as orientações técnicas e disponibilizar informações sobre o produto. Algumas categorias, principalmente de alimentos, precisam atender uma série de normas e leis que obrigam as empresas a repassarem essas informações na embalagem. Algumas destas informações técnicas, se referem a:
  • data de fabricação;
  • data de validade;
  • ingredientes;
  • alerta sobre os itens que possam causar algum tipo de alergia, entre outros.

Quais propriedades a embalagem para ração precisa ter?

Como vimos até aqui, as embalagens são essenciais para proteger os alimentos, mantendo suas qualidades físicas e nutricionais. Confira suas principais funções:

1- Proteção contra a luz: conserva as propriedades nutricionais dos produtos, como vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras. Nos alimentos úmidos e semi úmidos, tais, como as refeições prontas e rações com índice mais elevado de vitaminas, a interferência da luz é ainda mais prejudicial. 

Assim, para esse grupo de pet foods se faz necessária a aplicação de filmes de alumínio para aumentar a barreira da embalagem contra a luz.

 

2- Proteção contra gordura: a eficiência da embalagem para impedir a passagem de gordura varia conforme o polímero e a espessura do filme empregado na sua fabricação. 

O uso de embalagens de qualidade para esses produtos é fundamental, pois a gordura pode se unir à poeira, prejudicando a fixação de tintas e adesivos da embalagem. Deste modo, a imagem do produto e as vendas podem ser afetados.

Para uma estrutura ser considerada ideal como barreira à gordura, ela deve resistir a cerca de 170 horas em exposição. Os materiais mais indicados para esse fim são o pet, o nylon, o PEAD e o PP.

 

  1. Proteção contra a umidade: em alguns alimentos, a umidade favorece o desenvolvimento de microrganismos responsáveis pela deterioração do produto, causando perdas nutricionais e alterações na cor e sabor, entre outros efeitos negativos.

Além de evitar esses problemas, a barreira à umidade também contribui para ser mantida a crocância e a maciez dos produtos, evitando ainda a proliferação de ácaros. 

 

4- Barreira contra gases: o oxigênio é indispensável para a proliferação de microrganismos, fazendo dele um dos principais agentes contaminantes de produtos alimentícios. No caso dos animais, que possuem um olfato bastante apurado, qualquer mudança no aroma do alimento pode resultar na sua rejeição.

 

Além da embalagem, como garantir que a ração se conserve?

Diante de toda a evolução tecnológica, implementada em todos os setores da indústria, também as melhores empresas que trabalham com embalagens, precisaram se adaptar e produzir cada vez mais com qualidade. Diante disso, a aparência não é o único ponto a ser observado, mas muito também do aprimoramento das técnicas para atender às novas necessidades do mercado.

Após a ração ser acondicionada, é fundamental fazer um selamento perfeito, sem possibilidades de que as influências externas possam interferir no alimento. Esta qualidade precisa ser garantida durante todo o processo logístico, desde o armazenamento, transporte, distribuição até chegar ao cliente final.

Embalagens com algum tipo de violação, é sinônimo de prejuízo para a empresa, sabendo que o consumidor não irá adquirir uma mercadoria que esteja nestas condições. Pensando e se precavendo deste tipo de situação, é que além de uma embalagem resistente, um selamento perfeito, também o transpasse eficiente é fundamental.

 

Para fechar com chave de ouro!

Não restam dúvidas sobre a importância de embalagens eficientes para manter a qualidade dos produtos, não é mesmo? Agora, é hora de deixar o seu produto ainda mais atrativo aos olhos dos consumidores e fazer valer o custo benefício que ele pode oferecer!

Atualmente a Perfil Maq produz equipamentos que podem ser aplicados ao empacotamento de produtos como:

  • Snacks;
  • Grãos;
  • Alimentos em pó;
  • Alimentos e rações pet (seco);
  • Congelados;
  • Ervas e condimentos.

Conte com a Perfil Maq para ser sua parceira de negócios na linha de empacotamento. Fale com um especialista agora mesmo e veja como podemos lhe ajudar!

 

Alguns clientes que utilizam equipamentos Perfil Maq

Ervateria Valério – Giovani Valério

O que fez com que buscássemos a Perfil Maq, foi a forma diferente da empresa e das pessoas verem o setor ervateiro. Também por perceberem a importância de manter uma parceria entre uma indústria que desenvolve máquinas com uma indústria de produção.

Com a Perfil Maq também lançamos o desafio de produzir uma máquina de embalagem a vácuo contínua. Com isso, a máquina desenvolve uma produção muito significativa e interessante porque tem uma perfeição na forma de efetuar e estamos muito satisfeitos com estes resultados.

 

Ervateira Serrena – Ademir Luis Carlesso

O equipamento da Perfil Maq foi fundamental para nós. Ele reduziu custos,  mão de obra, trouxe mais qualidade para o produto final, sempre pensando no consumidor. Com destaque para a higiene, pois com a automatização, reduz muito o contato externo.

 

Ervateira Amizade – Cleber Franzon

Com o equipamento da Perfil Maq, estamos tendo um custo benefício muito bom e a qualidade dos pacotes excelente, além da redução da mão de obra e aperfeiçoamento dos produtos. Pesquisamos em outras empresas, mas percebemos que a Perfil Maq foi a que mais se adequou com a nossa necessidade de mudança e inovação.

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq