Algusn tipos de embalagens de alimentos para manter a qualidade do produto

Saiba quais os melhores materiais para cada tipo de embalagem de alimentos para a melhor apresentação e manter as propriedades originais.

A preservação da qualidade dos alimentos, bem como suas propriedades, são algumas das funções das embalagens de alimentos. Para manter o sabor de comidas e bebidas, a embalagem deve ser apropriada para este fim. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa para entender melhor sobre a função do material composto para revestir e acolher o alimento, bem como suas características e finalidades. 

Qual a finalidade das embalagens de alimentos?

De modo geral, vários são os processos que os alimentos passam, desde a produção até o consumo. Logo, em todas as etapas, podem haver procedimentos que interfiram diretamente no sabor original do produto. 

Entretanto,  o fator principal nestas intercorrências, geralmente são as embalagens, pois é lá que o produto fica a maior parte do tempo em contato. Por isso, para cada alimento ou bebida, há embalagens específicas para este fim.

Há séculos as pessoas procuram formas de manter os alimentos conservados por mais tempo. Com fórmulas e materiais  que são feitos em embalagens, prolongando a vida útil dos produtos.

Com pesquisas e muitos anos de estudos, entendemos hoje que uma embalagem de qualidade, é fundamental para a conservação das propriedades originais dos alimentos. Se o material não for o correto, o produto pode ter cheiro:

  • do espaço onde ficou estocado até a manipulação;
  • de combustível do transporte;
  • de produtos usados para a higienização;
  • de tintas de impressão das embalagens;
  • ou do odor do próprio material usado na fabricação da embalagem.

Desse modo, a embalagem errada pode influenciar diretamente no resultado final do produto. Assim como, uma embalagem correta, pode representar uma barreira eficaz contra fatores externos que podem interferir diretamente na conservação dos alimentos. 

Além disso, o consumidor terá acesso a produtos mais saudáveis e com menor influência externa e a indústria de alimentos estará se precavendo de contato com microrganismos que interferem na percepção do sabor. 

3 funções das embalagens de alimentos

Não é de hoje que pesquisas mostram o quanto uma embalagem chama a atenção para a compra de um produto, principalmente alimentos ou bebidas. 

Com isso, cada vez mais especialistas estudam o comportamento humano e investem em melhorar a experiência do cliente através dos olhos. Confira agora 3 funções da embalagem de alimentos!

Manter o alimento conservado e protegido 

A partir da industrialização, ficou para os fornecedores a preocupação em criar embalagens com o menor impacto ao alimento e que fosse possível conservar melhor os produtos

Por isso, há um cuidado especial em optar por material adequado ao produto e resistente para suportar a estocagem e transporte até o consumidor final. 

Chamar a atenção do consumidor

Com o estudo da psicologia com relação às cores, cada vez mais profissionais de marketing buscam atender as necessidades, com tons e formatos de acordo com o desejo de consumo das pessoas. 

Assim, uma embalagem bonita, bem apresentável, chama a atenção e muitas vezes, a escolha e a decisão de compra acontece pelos olhos. 

Por isso, cada vez mais a indústria, com o objetivo de atrair mais clientes e fidelizar os que já tem, investem em embalagens modernas, com cores atrativas e personalizadas de acordo com a cultura da empresa.  

Oferecer as informações nutricionais e técnicas do produto

O desenvolvimento da embalagem de alimentos também é essencial para oferecer as informações gerais sobre o produto. Portanto, dependendo da categoria, alguns alimentos precisam seguir uma série de normas e leis e tudo precisa estar especificado na embalagem, como por exemplo:

  • Data de fabricação;
  • Validade;
  • Informações nutricionais;
  • Ingredientes;
  • Ingredientes que possam causar alergia;
  • Além das informações básicas sobre a empresa, entre outras.

Tipos de embalagens de alimentos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o objetivo e funcionalidades das embalagens, vamos conhecer alguns dos modelos mais tradicionais. Confira!

Embalagens de vidro

São bem comuns os comentários sobre a diferença de sabor quando embalados em materiais diferentes. Uma pesquisa da indústria de alimentos, aponta que as embalagens retornáveis, ou seja, de vidro, tiveram um acréscimo de produção de 30% ao ano.

A explicação para isso, é que as embalagens de vidro conservam o aroma das bebidas e ainda funcionam como uma barreira a gases, sem deixar interferir nos alimentos

Além de produtos alimentícios, o vidro ainda é utilizado para embalar medicamentos e perfumes por se manter neutro e sem nenhuma interferência química com o conteúdo.  

Embalagens de alumínio

Outro material é o alumínio, muito frequente na fabricação de embalagens de produtos que percorrem longas distâncias de transporte, garantindo maior proteção durante o trajeto e nas prateleiras. 

Por isso, este material é mais comum nas embalagens de alimentos perecíveis que podem ser sensíveis à luz e alimentos em conserva.  

Embalagens em isopor

Embora seja menos comum em supermercados, as embalagens de isopor são muito importantes para a indústria alimentícia, principalmente para o transporte e conservação de alimentos frescos.

Além disso, o isopor também é bastante usado para comida delivery. Por ser feito de material leve e manter a temperatura natural, também é usado com gelo para conservar os produtos sem interferência. 

Embalagens de plástico

Outro tipo muito comum é a embalagem plástica para alimentos. Ele é bastante escolhido por ser um material de fácil moldagem, adaptado a vários formatos de acordo com o produto a ser embalado, além de não interferir diretamente no sabor, odor e coloração dos alimentos.

Além disso, o plástico é uma ótima opção de embalagem para alimentos congelados. 

Outra vantagem é que o plástico pode ser desenvolvido em diferentes formatos, facilitando as ações de marketing, investindo na identidade visual para chamar a atenção dos consumidores. 

Embalagens de papel cartonado

Por fim, é comum encontrar o papel cartonado no desenvolvimento de embalagens. Afinal, possui uma maior facilidade de estoque e transporte até o consumidor. Uma das principais vantagens dessa embalagem é que seu desenvolvimento pode ser tanto para comidas líquidas até saladas e sobremesas.

Tendências em embalagens de alimentos

Além das embalagens de alimentos tradicionais citadas anteriormente, o desenvolvimento desse mercado vem apresentando novas tendências, confira alguns exemplos a seguir:

Embalagem biodegradável

Uma das embalagens de alimentos mais em alta são as biodegradáveis, que tem o objetivo de causar o mínimo efeito nocivo ao meio ambiente. Desse modo, temas como a sustentabilidade tem fortalecido o empenho de empresas na melhoria dos ecossistemas.  

De modo geral, a fabricação dessas embalagens pode ser feita com diferentes tipos de matéria-prima. Entretanto, alguns dos recursos mais comuns são milho, cogumelos e mandioca.

Embalagem preta 

Outro modelo muito em alta é a embalagem preta para comidas. Além de poder ser desenvolvida com todos os materiais acima, as comidas com embalagem preta tendem a conquistar mais consumidores. 

Por isso, com o objetivo de criar uma maior sofisticação durante as vendas, as embalagens pretas têm sido muito procuradas. Desse modo, as empresas conseguem cativar e conquistar o consumidor antes mesmo de provar o sabor dos alimentos.

Embalagem transparente

Com o objetivo de apresentar a qualidade dos alimentos, a embalagem transparente é uma ótima opção. Afinal, a possibilidade de analisar a qualidade do produto de maneira fácil é mais atrativa ao consumidor. 

Embalagens personalizadas

Por fim, outra tendência desse mercado são as embalagens personalizadas para alimentos. De modo geral, sua grande vantagem é poder proporcionar uma boa proteção e apresentação. 

Afinal, com a personalização é possível criar embalagens com a identidade visual da marca, facilitando a identificação e divulgação do negócio. Assim, as marcas podem se destacar dos demais, investindo sempre em design e qualidade.

 

Classificação de embalagem de alimentos

Agora que você já conhece tudo sobre a importância da embalagem para o sabor e proteção dos alimentos, vamos conhecer seus diferentes tipos. De modo geral, as embalagens têm classificação de acordo com a funcionalidade de que cada material precisa ter, confira a seguir:

  • A primeira embalagem é a que está em contato com o produto diretamente. No caso de alimentos, pode ser uma embalagem a vácuo;
  • Já a embalagem secundária é geralmente uma caixa que a embalagem está acondicionada;
  • A terceira embalagem é de papelão ou madeira, onde várias embalagens secundárias são colocadas dentro para o armazenamento ou transporte; 
  • Além disso, a quaternária que envolve a embalagem anterior para facilitar a movimentação;
  • Existe também uma possível quinta classificação, a depender do processo de logística de transporte.

Automatize seu negócio com as empacotadoras da Perfil Maq

Com todas as informações apresentadas durante este conteúdo, é possível entender a importância da embalagem de alimentos. Sendo assim, como a qualidade do material pode impactar diretamente na proteção e conservação do sabor dos alimentos.

Além da escolha da embalagem ideal, é preciso definir um processo de empacotamento eficiente que garanta a aplicação correta da embalagem de forma padronizada e a quantidade de produto contido nela.

Quer saber como você pode automatizar 100% a etapa de empacotamento? Clique aqui e conheça nossa linha de equipamentos! Para acompanhar novos conteúdos, acesse nosso blog.

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq