dois diferentes pacotes, em imagem de fundo rosa, para demonstrar a importância da embalagem no marketing

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por inovação e fidelização de clientes coloca em pauta a importância da embalagem no marketing. Saiba mais!

As embalagens não servem apenas para envolver e proteger os alimentos, pois também desempenham a função de promover, persuadir e convencer o público a adquirir um produto.  

É a partir deste ponto que as embalagens representam uma poderosa ferramenta de marketing. Ela consegue despertar uma série de estímulos no consumidor, o orientando a tomar a decisão de realizar a compra.

Uma estratégia de marketing para uma embalagem, quando bem elaborada, pode influenciar a decisão de compra do consumidor e aumentar o seu lucro com as vendas. Confira! 

 

Quais são os pontos que mostram a importância da embalagem no marketing?

Uma embalagem bem desenvolvida é uma ótima ferramenta de marketing, podendo influenciar em diversos pontos, como os citados abaixo.

 

Compra

O primeiro ponto a ser considerado no marketing de embalagem é o momento de compra. Isso porque é a embalagem que, na maioria das vezes, vende o produto.

Quando o consumidor ainda não conhece a mercadoria, é a embalagem que conquista o cliente. Sim, entre dois produtos iguais, com valores equiparados, a preferência é pelo que tem a embalagem mais atraente. 

A primeira impressão do cliente é a atratividade e a funcionalidade da embalagem, influenciando na decisão da compra e trazendo mais facilidade na identificação do produto em uma futura recompra.

Há uma variedade de características e elementos que podem promover um produto através da embalagem, como cores, imagens e palavras, por exemplo.

Aliar a funcionalidade da embalagem para fazer marketing do produto é uma excelente forma de convencer na hora da compra. Mas é importante estar atento a tudo isso e transmitir a essência da marca e suas principais características.

 

Experiência com o produto

Não somente vender, mas manter a fidelidade de um cliente é um dos grandes objetivos das empresas. Deste modo, pensar na experiência que o consumidor terá com o produto é fundamental.

Quanto mais satisfeito o cliente ficar após ter adquirido o produto, maiores são as chances dele voltar a comprar. Uma embalagem bem construída, faz o seu produto se destacar diante dos demais.

Se o produto é de qualidade, porém a embalagem traz transtorno na hora de seu uso, como, por exemplo, rasgar ou mesmo desperdiçar produto, o consumidor provavelmente terá uma péssima impressão. Isso acarreta duas possíveis ações: 

  • não adquirir mais o produto;
  • ou até mesmo contra indicá-lo para outras pessoas.

Neste contexto, a importância da embalagem no marketing também é proporcionar a melhor experiência ao consumidor, facilitando o seu dia a dia.

Prateleira de supermercado mostrando a importância da embalagem no marketing

Informações completas 

A embalagem cumpre uma importante função de proteger, acondicionar os alimentos e determinar a vida útil deles. Mas após a compra, ela tem a importante função de trazer informações fundamentais, como: validade, composição e utilização do produto. 

Em alguns casos de alimentos, a própria embalagem é usada para preparar para o consumo.

 

Valor agregado

A embalagem serve principalmente para proteger o produto. Porém, outra de suas funções é agregar valor à mercadoria, isso porque a embalagem é uma forma de promover e agregar valor à marca.

Ideias como embalagens ecológicas e que possam ser utilizadas posteriormente para outros fins são exemplos do uso criativo das mesmas, promovendo os produtos no mercado e mantendo a marca em evidência.

Mas além da sustentabilidade, a embalagem precisa ser resistente para garantir a integridade dos produtos. O peso também precisa ser considerado para não interferir ou dificultar o manuseio, além de aumentar os custos com o frete.

 

Negócios com o varejo

As embalagens não servem como propaganda apenas para a venda de produtos para o consumidor final. Como também chama a atenção dos varejistas para promover as mercadorias em suas prateleiras.

Uma embalagem bem elaborada pode ajudar a convencer os donos de estabelecimentos de que é uma boa opção expor seus produtos nas prateleiras e que estes têm boas chances de vendas.

 

Qualidade do material

A qualidade de uma embalagem não engloba somente o material utilizado. Quando falamos de qualidade pensamos tanto no material quanto nos investimentos com o projeto de embalagem.

O design da embalagem é criado para atrair a atenção dos consumidores por meio de elementos atrativos e convidativos.

Embalagens com boa qualidade dos elementos que a compõem, tornam-se icônicas, permanecendo na lembrança das pessoas por um longo período. 

Quer um exemplo disto? Quem não lembra que na embalagem do leite condensado moça, tem a imagem de uma mulher carregando um balde?

Outro exemplo mundialmente famoso é a Coca Cola. A primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala da marca, é uma embalagem simples com fundo vermelho e com a escrita Coca Cola.

Diante destes exemplos fica claro qual é a importância da embalagem para o marketing do produto.

Destaque 

Com certeza um dos objetivos de um bom marketing de embalagem, é diferenciar o seu produto do que é vendido pelo concorrente. Assim, chama mais a atenção dos consumidores, mesmo estando lado a lado com os produtos da concorrência.

Investir em inovações, com embalagem e design diferenciados pode ser uma boa maneira de se diferenciar do concorrente e chamar a atenção do consumidor.

 

Invista em edições especiais limitadas

Uma das maneiras de atrair clientes e garantir uma rotatividade maior, é investir em algumas edições especiais com embalagens diferenciadas.  Pode ser em comemoração de alguma data especial, ou mesmo de uma determinada campanha de marketing, ou ainda por outras razões. Mas nestes casos, a criatividade se sobressai para tornar o material bem interessante e exclusivo.

Esta estratégia também é uma forma de fidelizar o cliente, pois muitas pessoas acabam colecionando essas embalagens especiais. 

Mas não esqueça que a embalagem precisa ter funcionalidade e praticidade. De nada adianta ser bonita e especial, se o consumidor tem dificuldade de manusear. Investimento jogado no ralo.

 

Funcionalidade

A embalagem serve para proteger o produto contido nela. Além disso, ela deve ser pensada para suportar todos os processos logísticos, de embalagem, transporte e uso final.

Ela deve prolongar a vida útil do produto, ser de fácil armazenamento, além de ser resistente e funcional.

Uma embalagem que, por exemplo, rasga com facilidade, estragando o produto, significa uma experiência ruim ao cliente. Ela deve ser de fácil manuseio, facilitando o seu uso.

A boa funcionalidade torna o produto mais atrativo e faz com que o consumidor tome a decisão de voltar a comprar. Isso porque uma boa embalagem, prática e útil, demonstra que a empresa pensou em seu consumidor quando a projetou.

 

Quais as principais características de uma embalagem com bom design?

Algumas dicas básicas podem ser adotadas no desenvolvimento de uma boa embalagem. São elas:

  • Segurança e Confiabilidade;
  • Inovação;
  • Atualização;
  • Design útil e funcional.

De acordo com pesquisas da Nielsen Media Research, em média 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda do produto. Ou seja, a importância da embalagem no marketing é notória.

Assim, é fácil de entender que uma embalagem bem projetada pode influenciar o cliente a adquirir o produto.

 

Trabalhe a psicologia das cores

Você sabia que determinadas cores estimulam o nosso paladar? Se forem bem usadas, as cores estimulam fenômenos neurológicos além da nossa imaginação. Isso ocorre com a liberação da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela regulação das sensações de prazer e apetite. É desta forma que a embalagem vai muito além do que podemos imaginar.

Levando isso em consideração, talvez você entenda porque a maioria das marcas de alimentos usam as cores amarela ou vermelha como destaque nas embalagens dos seus produtos. Isso não é por acaso.

Enquanto o vermelho estimula a sensação de fome, o amarelo transmite positividade, mostrando que o seu desejo é possível de ser saciado. 

 

Portanto, invista na embalagem

Faça você mesmo o teste: vá ao mercado ou outro ponto de venda, e observe como os produtos expostos chamam a sua atenção. Qual a primeira percepção que você tem do produto que tem uma embalagem bonita e bem apresentável e o “comum” sem nenhum recurso de estética?

Então, você vai perceber qual a real importância da embalagem na apresentação dos produtos, tanto para o melhor acondicionamento quanto para chamar a atenção do consumidor.

No momento de trabalhar as embalagens, estude o que atrai o consumidor, busque elementos que mexam com as emoções e os sentimentos de quem vai comprar o seu produto. Despertando desejos inconscientes de compra no consumidor.

Esta maneira de envolver o psicológico acontece, porque a compra não se resume apenas ao momento de aquisição, mas se estende para o prazer de estar diante de algo que a sua imagem já transmite valor. 

Faça isso e depois não conte o resultado!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe: ficaremos felizes se pudermos lhe auxiliar em deixar sua embalagem ainda mais bonita e com os padrões que sua empresa merece! Estamos prontos para atender você.

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