mulher carregando caixote com frutas e ao lado de estoque de alimentos

Conheça algumas boas práticas e dicas para organizar melhor o seu estoque de alimentos e garantir mais produtividade e menos desperdícios!

Empresas do ramo alimentício precisam seguir uma grande quantidade de regras e normas, visando garantir a qualidade dos produtos ofertados aos consumidores. 

Buscando atender todas essas normativas, é essencial manter um estoque organizado e que possa ser gerenciado com qualidade. 

Afinal, realizar a organização e gestão eficiente do estoque de alimentos é essencial para evitar desperdício, aumentar a produtividade e a lucratividade. Além disso, a má organização e gestão pode levar a diversos problemas, como:

  • Dificuldade em encontrar os produtos;
  • Redução da eficiência dos processos logísticos;
  • Impactos na produtividade;
  • Desperdícios de alimentos por avaria, deterioração e contaminação;
  • Prejuízos;
  • Dentro outros.

Confira algumas dicas!

 

Dicas para organização e gestão do estoque de alimentos

O armazenamento de alimentos de forma adequada no estoque é fundamental para evitar desperdícios, garantir uma boa logística, assim como garantir a segurança alimentar dos consumidores.

Assim listamos algumas dicas:

 

Categorize os alimentos 

Para garantir maior eficiência na organização do estoque de alimentos, uma dica muito eficaz é categorizar os alimentos armazenados. Ou seja, dividir por categorias.

Sendo uma excelente forma de reduzir desperdícios, visto que cada tipo de alimento possui suas especificidades de armazenamento, como temperatura ideal.

Exemplo de categorização:

  • Grãos;
  • Bebidas (cerveja, destilados, refrigerante, etc.);
  • Farinhas;
  • Óleos e gorduras;
  • Entre outros.

 

Mantenha um controle recorrente para evitar a perda de produtos por vencimento

A depender do tipo de alimento estocado, o prazo de validade pode ser longo ou curto. Para evitar a perda de produtos por vencimento, é super importante ter uma organização precisa de conferência.

Você pode, por exemplo, avaliar a validade dos produtos uma vez por semana, ou a cada 15 dias, a  depender da necessidade. 

 

Cuide da limpeza do local de estoque

Faz parte de uma boa organização do estoque respeitar as diretrizes de vigilância sanitária, ainda mais quando se trata de alimentos.

Manter o local limpo e ventilado, realizar o controle de pragas e sempre que necessário realizar a averiguação de vazamento e acúmulo de produtos, são algumas das dicas para manter a organização do local.

 Além disso, respeitar as exigências sanitárias ajuda a evitar deteriorações e contaminações de alimentos, e problemas legais. 

 

Crie um layout eficiente e que se ajuste aos processos logísticos

Em um estoque de alimentos, é comum a armazenagem de diversos tipos de produtos.

Assim, uma boa dica para organizar o estoque de alimentos de maneira eficiente, aproveitando da melhor maneira possível o espaço existente, é escolher um layout eficiente.

Alguns dos modelos mais comuns, são:

  • Sistema Carrossel;
  • Mezanino;
  • Racks;
  • Flow Rack;
  • Porta Paletes.

banner com chamada para download de ebook sobre como reduzir custos de empacotamento

Aplique o método da curva ABC

O método ABC tem o objetivo de classificar os produtos quanto ao seu grau de importância. Assim, para organizar e gerir o estoque de alimentos, é uma metodologia muito eficiente. A curva ABC divide os produtos em três grupos: 

  • A – itens com maior importância, valor ou quantidade;
  • B – importância, valor ou quantidade mediana;
  • C – menor importância, valor ou quantidade.

Assim, é possível separar e organizar o estoque de alimentos, conforme sua importância, demanda, movimentação, entre outros.

 

Invista em sistemas de gestão de estoque de alimentos

Realizar a gestão de estoque, principalmente com grandes volumes, pode ser uma tarefa completa.

Assim, com o auxílio de sistemas de gestão é possível ter um maior controle do estoque de alimentos, visualizando quantidades disponíveis, necessidade de reposição, e até mesmo fazer o controle de validade.

Além disso, é possível imprimir relatórios, prever demandas, dentre outras informações importantes para uma gestão assertiva.

 

Capacite a equipe envolvida

Além de investir em tecnologias e equipamentos adequados, é fundamental garantir que a equipe envolvida esteja preparada para realizar as atividades.

Assim, os processos são executados com maior eficiência, e sempre respeitando as boas práticas estabelecidas.

 

Preveja demandas

Prever demandas não significa adivinhar o comportamento de compra do consumidor.

Mas sim, com base em diversas informações, como época de maior saída, produto mais vendido, dentre outros, estabelecer uma previsão das necessidades do consumidor.

Ou seja, permite ter um equilíbrio entre oferta e demanda, reduzindo a necessidade de grandes quantidades de estoque que podem levar ao desperdícios.

Além disso, permite manter o estoque de alimentos mais organizado, bem como ter maior visibilidade do que está armazenado, essencial para uma melhor gestão.

 

Realize inspeções periódicas no estoque de alimentos

Realizar inspeções periódicas proporciona diversas vantagens em um estoque de alimentos.

Isso porque estamos falando de produtos que podem sofrer alterações das características, vazar, amassar, ter suas embalagens rasgadas, entre outras adversidades.

Assim, realizar checagens periódicas pode evitar desperdícios, além de possibilitar verificar datas de validades próximas, as condições de armazenamento e melhorias necessárias.

 

A falta de organização e gestão do estoque de alimentos pode resultar em desperdícios, prejuízos, e até mesmo a insatisfação do cliente.

Isso porque pode levar a avarias e a perda dos alimentos, e assim consequentemente a falta de produtos disponíveis para venda.

Desta forma, manter o estoque organizado, respeitar as boas práticas de armazenagem e garantir uma boa administração do local é fundamental para garantir bons resultados para o negócio, bem como segurança alimentar dos consumidores!

Mantenha o seu estoque sempre organizado, desta forma você só terá ganhos!

Continue acompanhando o nosso blog, para ter acesso a diversas outras informações e dicas!

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq