homem trabalhando em uma fabrica com equipamentos ergonomicos

Contar com equipamentos ergonômicos atende a legislação e traz muitos benefícios para as empresas, confira tudo no conteúdo a seguir!

Garantir o bem estar dos colaboradores é essencial para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho nas empresas. Neste sentido, implementar equipamentos ergonômicos é essencial. 

Afinal, existem algumas legislações como forma de garantir ambientes de trabalho adequados e seguros, como a NR17. Em resumo, esta norma surgiu para regulamentar as condições ergonômicas de trabalho, com foco na saúde do trabalhador. 

Por isso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre equipamentos ergonômicos. Conheça a importância desse investimento, quais os equipamentos essenciais e muito mais!

O Que São Equipamentos De Ergonomia?

De modo geral, a ergonomia é um conjunto de regras, normas e procedimentos que dizem respeito à relação do homem com seu equipamento de trabalho. Assim, busca adequar as condições de trabalho e equipamentos às atividades exercidas.

Com isso, na indústria alimentícia, onde a produção é intensiva e a manipulação de ingredientes é constante, a ergonomia desempenha um papel vital.

A norma regulamentadora NR17, criada no ano de 1978, tem como objetivo garantir que todas as empresas cumpram estas regras estabelecidas e garantam um ambiente de trabalho adequado e seguro aos colaboradores. 

Desse modo,  vem ao encontro da necessidade de adequações nas empresas para a diminuição de afastamentos por acidentes de trabalho, por exemplo.

Desta forma, mais do que trazer um direcionamento de ações necessárias, a NR17 transforma a ergonomia em lei, garantindo que as normas sejam seguidas por todas as empresas, independente do setor em que atuam.

Portanto, o grande foco da ergonomia no trabalho é garantir a saúde e segurança do trabalhador e prevenir a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. Apesar de estar muito associada ao “chão de fábrica” e a operação de máquinas e equipamentos, a ergonomia está presente no dia a dia em todas as áreas de uma empresa.

Qual A Finalidade Dos Equipamentos Ergonômicos?

A adequação ergonômica dos ambientes de trabalho desempenha um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde e garante maior segurança ao trabalhador.

Como mencionamos, por meio da NR17, oferecer um espaço de trabalho adequado à ergonomia é lei. Mas, mais do que isso, a adoção de equipamentos ergonômicos impacta em todos os âmbitos de uma empresa, trazendo grandes benefícios. 

Certamente, um dos principais benefícios é o aumento da produtividade, através do maior conforto e eficiência de suas atividades. Desse modo, é fundamental para a redução de lesões e doenças ocupacionais. 

Consequentemente, é essencial para a melhora da qualidade de trabalho, proporcionando uma maior satisfação dos colaboradores, o que provoca uma redução nos erros. 

Por vezes, é possível conquistar esses benefícios com alguns ajustes simples no ambiente de trabalho. Trocar a iluminação das salas e as cadeiras do escritório, fornecer apoio para os pés e suporte para monitores e notebooks já faz uma grande diferença. 

Agora, para trabalhos em pé, fornecer cadeiras, bancos e espaços para descanso também é essencial. Além disso, também é necessário fornecer bancadas e mesas ideais para a execução das atividades.

Também na operação de máquinas e equipamentos a ergonomia também importante e as ferramentas de trabalho adaptadas para tal. 

Quais São Os Equipamentos Ergonômicos?

Agora que você já conhece a importância e os principais benefícios dos equipamentos ergonômicos, confira os mais utilizados na indústria alimentícia. 

  • Esteiras ergonômicas: ideais para reduzir a fadiga, reduzindo o deslocamento dos colaboradores;
  • Bancadas ajustáveis: permitem a personalização da altura, adaptando-se às diferentes estaturas dos funcionários, reduzindo problemas nas costas e ombros; 
  • Cadeiras ergonômicas: proporcionam suporte adequado para a coluna, promovendo uma postura correta;
  • Equipamentos de levantamento automatizado: reduzem o esforço físico dos colaboradores, prevenindo lesões em diferentes partes do corpo.

Equipamentos Perfil Maq Atendem As Normas Regulamentadoras

Além da NR 17, que regulamenta a ergonomia nas empresas, outra norma importante que diz respeito a segurança do trabalhador que norteia as empresas. Trata-se da NR12, que tem como objetivo garantir a segurança do trabalhador na operação de máquinas e equipamentos. 

Aqui na Perfil Maq, todos os equipamentos são projetados de acordo com as exigências da NR17 e NR12. Por isso, todos os equipamentos são desenvolvidos pensando na garantia do bem estar e da segurança do operador, em atenção às condições de trabalho exigidas pela legislação. 

Desta forma, garantimos a entrega de equipamentos adequados ao trabalho, que contribuirão para a garantia da segurança do trabalhador e para o aumento da produtividade. 

Se você está pensando em proporcionar maior segurança e eficiência para o seu negócio, entre em contato com a Perfil Maq e solicite um orçamento.

Para acompanhar novos conteúdos, acesse o Blog da Perfil Maq e fique por dentro de tudo sobre o mercado da indústria alimentícia e equipamentos de produção. 

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq

[eBook] Reduza em até 80% os custos no processo de empacotamento

Quer saber como o uso de uma empactodora automática dimini o desperdício de produtos e embalagens? Baixe o eBook!
Baixar eBook!