O desenvolvimento de embalagens para o crescimento do negócio

Confira tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento de embalagens para o crescimento do seu negócio através da automação.

Vários fatores contribuem para aumentar a competitividade de uma marca ou produto no mercado e na indústria alimentícia não poderia ser diferente! Para isso, o desenvolvimento de embalagens pode ser essencial para se destacar dos demais.

Nesse sentido, desenvolver embalagens de qualidade é essencial tanto para manter a integridade e qualidade das mercadorias quanto para torná-las mais atraentes aos olhos dos consumidores.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo sobre o que é e a importância do desenvolvimento de embalagens para a valorização dos produtos. Continue a leitura e confira também informações importantes para constar nas embalagens e a relação com o marketing.

O que é o desenvolvimento de embalagens?

De modo geral, o desenvolvimento de embalagens é o processo de criação e aperfeiçoamento dos diferentes produtos de uma marca. Assim, tem papel fundamental na boa comercialização e segurança da mercadoria. 

Com isso, para um resultado mais assertivo é essencial que o desenvolvimento de embalagens tenha algumas etapas, como:

  1. Pesquisa e análise do mercado para colher informações;
  2. Conceitos e design dos elementos essenciais, como cores e formato;
  3. Prototipagem físico e virtual para análise visual;
  4. Testes para verificar resistência, capacidade de proteção e usabilidade;
  5. Produção em massa;
  6. Comunicação e divulgação.

Importância do desenvolvimento de embalagens para a valorização dos produtos

Agora que você já sabe o que é e quais são as etapas do desenvolvimento de embalagens, vamos conhecer a importância desse processo. Para isso, é importante entender que a competitividade é uma das principais preocupações das marcas. 

Afinal, a imensa oferta de produtos existentes no mercado, combinada a consumidores mais exigentes, com mais acesso à informação e maior poder de decisão, deixam essa tarefa ainda mais desafiadora!

Por isso, além de eficientes para proteger os produtos contra influências externas, as embalagens também precisam ser bonitas para se destacar em meio à concorrência e atrair a atenção dos consumidores. 

Embora possa parecer algo simples, a embalagem é um fator decisivo para que um produto atenda às expectativas de seus clientes.

Além de evitar multas, as informações do rótulo de um produto alimentício também podem servir como uma estratégia de marketing, ajudando sua empresa a aumentar o volume de vendas. 

Informações que precisam constar no desenvolvimento de embalagens dos produtos alimentícios

Além de proteger os produtos e torná-los mais atrativos aos olhos dos consumidores, as embalagens também precisam ser informativas, de modo que funcionem como uma ferramenta para orientar os consumidores e prevenir problemas de saúde.

Sendo assim, há uma série de informações que precisam, obrigatoriamente, constar nas embalagens de alimentos, caso contrário, a empresa pode ser multada e os produtos apreendidos.

Inclusive, a legislação brasileira vem se aprimorando cada vez mais para assegurar padrões de qualidade nas embalagens.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde indica que aproximadamente 70% dos consumidores conferem as informações dos rótulos de alimentos antes de fazer a compra.

Para cumprir satisfatoriamente a sua função informativa, a embalagem alimentícia deve trazer uma série de dados obrigatórios, que são regulamentados pelos seguintes órgãos:

  • Ministério da Saúde;
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Ministério da Agricultura;
  • Pecuária e Abastecimento (Mapa);
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Essas informações que precisam constar na embalagem incluem a descrição do nome do alimento, nome do fabricante e lista de ingredientes

Além disso, dados nutricionais (carboidratos, valor energético, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, proteínas, sódio e fibra alimentar), conteúdos líquidos, origem do produto, datas de fabricação, validade e modo de preparo, também devem estar presentes na embalagem.

Cuidados importantes para criação de embalagens

Existem aspectos importantes que precisam ser observados ao projetar uma embalagem. São eles:

  • Inserir todas as informações exigidas legalmente para o seu segmento;
  • Adequar o design da embalagem aos formatos ideais para os seus canais de vendas;
  • Considerar o processo logístico, de modo a garantir a integridade do produto;
  • Assegurar que seu uso seja prático e intuitivo para os consumidores.

Além disso, também é possível aumentar a competitividade de um produto, classificando-o conforme sua categoria: infantil, adulto, premium etc.

Automatize seu negócio com a Perfil Maq

Contar com um processo próprio para desenvolver embalagens que atendam às necessidades específicas é uma excelente opção. Para isso, entre em contato com a Perfil Maq e conheça nossos produtos.  

A Perfil Maq Indústria de Máquinas, com sede na cidade de Concórdia, no meio-oeste catarinense, atua no setor metal-mecânico desde 2012 e já é destaque nacional, devido à qualidade e versatilidade dos produtos que desenvolve, atendendo a variados nichos de mercado.

Para acompanhar outros conteúdos acesse nosso blog e conheça tudo o que você precisa saber sobre automação industrial.