Checkweigher: o que é e como usar na minha indústria?

A pesagem eficiente de produtos alimentícios faz parte do padrão de qualidade da indústria. Entenda como o checkweigher pode ajudar o seu negócio!

Alcançar a precisão na pesagem dos pacotes é o desafio de muitas de indústrias. Já falamos em outros conteúdos aqui no blog, que a dosagem correta e um empacotamento de qualidade são cruciais para manter a competitividade no mercado e os padrões exigidos. E outro equipamento que vem para garantir a pesagem correta é o checkweigher ou balança checadora de Alta Performance.

Apesar do nome difícil, sua função está longe disso: avaliar o peso de cada pacote para indicar se a quantidade é a mesma indicada e se está de acordo com a legislação e por consequência, reduzir prejuízos e dores de cabeça. Quer saber mais sobre como ele facilita a produção da sua indústria? Continue lendo e descubra neste conteúdo:

  • O que é o sistema Checkweigher?
  • Como funciona o controle e verificação de pesagem?
  • Como usar na minha indústria?

O que é o sistema checkweigher?

O sistema checkweigher é um adereço que pode ser instalado diretamente na empacotadora, pesando o conteúdo das embalagens com alta precisão, de acordo com o que solicita a legislação.

Como ele funciona de maneira automatizada, o acessório exerce sua função de avaliar cada pacote finalizado. Podendo ser configurado para pesar todos os pacotes e caso não estejam no peso correto, que sejam retirados do lote e reembalados posteriormente.

Com isso, é possível reduzir desperdícios ou prejuízos decorrentes de complicações legais. Portanto, o sistema checkweigher faz parte de um rigoroso controle de qualidade, uma vez que o mercado, a concorrência e o consumidor ficam cada vez mais exigentes.

Controles e verificação de pesagem através de checkweigher

O checkweigher ou weight control funciona da seguinte maneira: os produtos já preparados para a pesagem entram no transportador que alimenta a máquina, dando liberdade ao operador de determinar a velocidade.

A velocidade requerida para a pesagem dos produtos impacta diretamente no espaçamento entre a passagem dos produtos, mas o objetivo central permanece sendo garantir que o alimento possa ser inserido na plataforma de pesagem.

Quando o produto entra na plataforma de pesagem o sistema imediatamente identifica de qual se trata com base em um sinal externo, como um sinal de chave fotoelétrica ou um sinal interno. Após isso, o sensor de pesagem detecta o sinal emitido e o controlador capta esse sinal, estabilizando a área de processamento, obtendo então, o peso real do produto.

Como usar na minha indústria

Todos os produtos que possuem a obrigação Legal de respeitar um peso específico, especialmente do ramo alimentício devem utilizar um sistema de pesagem de alta performance. Afinal, quanto mais precisa a pesagem, menor a perda e maior a eficiência e qualidade das “production lines”, nesse caso, as linhas de produção.   

Para que a máquina funcione, é necessário ter uma empacotadora funcionando em seu conjunto, pois um equipamento “conversa” com o outro. Para adquirir esse equipamento, o ideal é fazer uma pesquisa aprofundada sobre as opções disponíveis no mercado, além de pesquisar a fundo sobre a marca, estabelecer contato e tirar todas as suas dúvidas.

Conseguiu descobrir como o checkweigher pode ajudar sua indústria? Se é precisão na pesagem que você busca, não deixe de considerar comprar este equipamento. Pois, além de garantir um produto com a pesagem correta ao consumidor, a sua indústria evita desperdícios com produto ou ainda problemas com a legislação.

Se você está considerando comprar um equipamento, descubra o que esperar de empresas fabricantes de máquinas industriais.

Galeria de imagens