Como ter um empacotamento de qualidade na indústria?

Um empacotamento eficiente faz toda diferença: na produtividade e lucratividade da sua indústria. Saiba neste conteúdo como fazê-lo com mais qualidade!

O empacotamento interfere diretamente na qualidade do produto, durabilidade e consequentemente, no seu desempenho final de vendas. É por isso que buscar melhorias e novos parâmetros para seguir e implantar no empacotamento é fundamental para uma indústria alimentícia se manter competitiva.

E na sua indústria, como anda o empacotamento? É feito de forma manual ou com a ajuda de um equipamento? Tendo atenção em alguns fatores você pode otimizar esse processo.

Para lhe ajudar a aprimorar ainda mais o empacotamento de seus produtos, elenquei as características que indicam a sua qualidade e de que maneira você pode aplicar na sua indústria. Aprenda tudo isso a seguir!

Características de um empacotamento de qualidade

Quando você vai comprar algum produto, qual lhe chama mais atenção? Certamente entre suas respostas está aquele com a embalagem com melhor apresentação e mais atrativa, certo?

Existem diversos detalhes a serem alinhados para que o produto esteja mais atraente possível na gôndola. Um dos primeiros é o processo de empacotamento!

Você percebe que o empacotamento foi realizado com qualidade quando:

  • Suas soldas estão bem definidas e vedadas;
  • Todos os lados da embalagem estão com um tamanho proporcional;
  • O produto está bem distribuído no conteúdo da embalagem, sem estar quebrado ou murcho;
  • A embalagem não tem furos ou rasgos.

Observe atentamente e responda: as embalagens do meu produto estão dentro desse checklist? Caso não estejam, como posso melhorar os processos para que o empacotamento atinja as metas e supra as demandas? Sobre isso que vou lhe explicar a seguir!

Precisão na pesagem do produto

Se o produto disponível no conteúdo transcende a quantidade indicada na embalagem, você tem um prejuízo nas mãos. Mas, caso a quantidade distribuída no pacote não atinja o que sugere a embalagem, você pode enfrentar sérios problemas, se alguém resolver lhe denunciar.

A precisão na pesagem do produto quer dizer que o conteúdo de todos os pacotes correspondem exatamente ao que indica na embalagem, sem exceção. É correto afirmar que não cumprir com a quantidade de produto empacotado desencadeia problemas, por isso, é preciso alinhar essas questões, mas, como fazer da forma certa e sem se preocupar com falhas?

A resposta é: realizar o empacotamento automatizado adequado à sua necessidade. Além disso, ele deve contar com o dosador próprio para o tipo de produto a ser embalado. Saiba como escolher o adequado através de outro conteúdo que produzi, clique aqui e confira agora mesmo!

Padronização das embalagens

A padronização da embalagem diz respeito a homogeneidade das mesmas. Isso quer dizer que todas estarão do mesmo tamanho, com o mesmo volume, com a solda nos mesmos lugares e terão a mesma funcionalidade.

Dificilmente essa padronização é atingida através do empacotamento manual. Por isso, uma máquina de empacotamento se encarrega de deixar tudo alinhado e pronto para você.

Estética das soldas na embalagem

Esse item é o responsável pelo aprimoramento no acabamento do produto. Soldas bem feitas garantem além de uma boa aparência para a embalagem, a segurança do produto e a garantia de que ele não ficará em contato com fluidos externos a ela, que podem vir a contaminar o alimento dentro da embalagem.

Compactação do produto

A compactação do produto é responsável por deixar o produto distribuído uniformemente no conteúdo da embalagem, sem fazer com que uma embalagem fique mais volumosa e outra menos, dando uma sensação de uniformidade entre todas as embalagens produzidas. Esse é mais um papel desempenhado pela máquina empacotadora.

Baixa taxa de manutenção

Essa é uma característica que possui muita importância que você precisa considerar quando você vai em busca dos equipamentos. A baixa taxa de manutenção significa que a máquina tem a capacidade de produzir por horas ininterruptas sem a necessidade de nenhum tipo de manutenção. Conheça alguns exemplos clicando aqui!

Custos de empacotamento reduzido

Com uma máquina própria para o empacotamento, além de ganhar com o tempo de produção e qualidade nos resultados, você também ganha muito no quesito tempo. A automação contribui para produzir mais em menos tempo, além de praticamente eliminar o trabalho manual.

Nesse processo não são apenas os números da sua empresa que são favorecidos, mas também a saúde física e psicológica do seu colaborador, que não precisa mais fazer um esforço repetitivo, expondo-se ao risco de lesões.

Saiba mais detalhes sobre o que máquinas empacotadoras podem oferecer clicando aqui!

Quais são as opções de máquinas de empacotamento disponíveis no mercado?

Você já considerou utilizar uma máquina para realizar o processo de empacotamento na sua indústria? Fique sabendo que com ela você pode alcançar ótimos resultados. Já vimos que você ganha em diversos aspectos: seja na otimização do tempo, economia em mão de obra, menos desperdício de produtos e ainda evita diversos problemas.

Mas afinal, quais são os modelos disponíveis no mercado? Nós contamos com equipamentos próprios para a embalagem de açúcar, ervas, farinha, feijão, arroz, grãos, entre outros. Confira os que temos para você agora mesmo clicando aqui!

Galeria de imagens