Embalagem

A embalagem é um dos fatores mais importantes no que diz respeito à qualidade e conservação do café. Saiba mais sobre o assunto!

Você sabia que um saco de alumínio e a embalagem a vácuo podem preservar a qualidade do café por até um ano? Barreiras à luz, vapor de água e aromas são algumas das características oferecidas pelo alumínio, o que garante a integridade das fórmulas do café.

Neste conteúdo vamos falar especificamente sobre a embalagens para café: quais são as mais indicadas, os benefícios para uma indústria ao embalar o produto de maneira correta e as consequências de não trabalhar desta forma.

Confira!

As embalagens de café mais indicadas

Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o brasileiro consome em média 81 litros de café por ano. Para se manter firme neste mercado quente, como a temperatura em que a bebida é servida, é fundamental preservar a qualidade do produto.

E adivinha o que é decisivo para que não se perca o sabor da bebida? A embalagem! Esse fator, que sempre mereceu atenção especial da indústria, garante que o apaixonado consumidor tupiniquim aproveite ao máximo o sabor do seu cafezinho.

Entre os melhores processos para embalar o café, destacamos dois tipos: a vácuo e embalagens “almofadas”. A primeira não deixa o café entrar em contato com nada, em especial o oxigênio. Isso impede que haja qualquer tipo de deterioração das matérias orgânicas. Inclusive, é em decorrência disso que encontramos mais tipos de café gourmet ou em grãos embalados deste modo.

A embalagem do tipo almofada é normalmente utilizada para o café tradicional ou extra-forte moído. Ela é capaz de manter o frescor e o aroma do café, entretanto, oferece prazo de validade menor.

Embalagem de alumínio é decisiva para o café

Para manter a qualidade e aroma do café, tanto a embalagem a vácuo quanto a almofada, são produzidas em sacos laminados com várias camadas. A medida faz com que o produto seja preservado contra a umidade, luz e troca de gases — é improvável que você encontre alguma embalagem de café com visor, pois isso com certeza afetaria o produto.

Em função dessa proteção e ausência de ar na embalagem de café, propiciada pela tecnologia de envase a vácuo, o prazo de validade é maior e as chances de deterioração quase nulas.

Nisso tudo, o café tem como forte aliado o alumínio, elemento de extrema importância para a conservação do sabor e do aroma por até um ano — ótimo, não é? Como tem alta resistência, impede a penetração de oxigênio e ainda dá forma ao pacote, a embalagem de alumínio é a mais indicada.

O design da embalagem de alumínio para o café

A impressão em filme laminado é diferente de outros materiais. Para criar uma embalagem, além de ter os dados técnicos e de logística claros, é necessário levar em consideração as informações exigidas pelos órgãos regulatórios, tais como: origem, validade, forma de armazenamento, informações nutricionais, entre outras.

Depois de ter esse processo em mente, é hora de usar a criatividade e desenvolver um layout que represente o valor da sua marca para o consumidor.

As perdas sem uma embalagem de qualidade

Você lembra da época em que o café era embalado nos famosos sacos “multifolhados” de papel? Era tão simples que servia apenas para o transporte do produto do comércio até a casa do consumidor. As atenções eram voltadas apenas para isso, sem se dar conta para a necessidade de proteger e conservar melhor o café.

Hoje, felizmente, temos tecnologias de ponta que garantem a qualidade e conservação de todas as propriedades do café. Quem ainda insiste em embalar de maneira ultrapassada, está comprometendo suas vendas e a qualidade do seu produto. Sabe por quê? Sem uma embalagem adequada, como a vácuo e alumínio, o café perde seu sabor, aroma e sofre um processo de oxidação que afeta diretamente a sua qualidade.

 

A embalagem de alumínio é decisiva para que o café mantenha a qualidade e o prazo de validade maior. O material impede a penetração de oxigênio e outros elementos que podem prejudicar o sabor e aroma do produto.

Em contrapartida, embalagens que não seguem os padrões de qualidade e de design, além de prejudicar o seu produto diante do consumidor, perderão cada vez mais espaço no mercado.

Galeria de imagens