O conceito principal de automação industrial é a capacidade de produzir os melhores produtos com o menor custo possível. Leia o conteúdo e saiba mais!
Os primeiros processos de automação industrial começaram com a revolução industrial, através da chegada e instalação das primeiras máquinas. O objetivo era aumentar a eficiência produtiva, além de padronizar os procedimentos e como consequência, melhorar e ampliar o mercado.
A partir da década de 70, quando chegaram os primeiros computadores, estes passaram a controlar grandes sistemas de automação. Mas foi a partir de 1990, com a tecnologia mais evoluída, que os sistemas de automação se tornaram mais eficientes, com mais velocidade e mais confiabilidade.
Desta forma, foram implementados os sistemas de produção com larga escala, redução de custos, otimização de espaço e segurança técnica.
Entre os principais objetivos da automação industrial, destacam-se:
- Aumentar a produtividade de itens por hora, reduzindo custos e com melhor qualidade;
- Melhorar as condições de trabalho, oferecendo mais segurança para os colaboradores, além de eliminar os riscos de acidentes;
- Realizar ações e trabalhos, que seriam impossíveis de ser controlados ou feitos pela mão do homem;
- Aumentar a disponibilidade de produtos em quantidade, além de qualidade suficiente e necessária para serem entregues em um determinado momento, entre outros.
Como a automação aumenta a produtividade?
Um sistema de automação gerencia seu próprio funcionamento sem a necessidade da mão humana, apenas com o uso da programação. A máquina atua na repetição dos processos, sem desperdício através do controle de qualidade e com um aumento significativo de produtividade.
Controlar as operações, compartilhar informações e conquistar os melhores resultados possíveis na indústria, são alguns dos itens que estão na responsabilidade dos gestores de produção. Analisar esses itens e conseguir bons resultados é possível mediante uso de equipamentos e maquinários automatizados.
Observando as empresas atualmente, é possível observar que as que ainda não se renderam à automação industrial estão perdendo espaço no mercado. Isso se dá tanto pela falta de competitividade, tanto em quantidade como na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Como a automação pode reduzir os custos da empresa?
Diferente do que muitos gestores acreditam, automatizar os processos das indústrias não pode ser considerado um gasto. Automatizar processos é um investimento!
Para um negócio organizado financeiramente, é possível perceber em pouco tempo as inúmeras vantagens que a automação proporciona. Além disso, o equipamento se paga em poucos meses.
Veja como a automação industrial reduz os custos da sua empresa:
- Aumento da produtividade por hora;
- Padronização e melhor qualidade dos produtos;
- Equipe reduzida e desperdício de matéria-prima praticamente zero;
- Maior segurança dos colaboradores;
- Melhor eficiência das máquinas;
- Maior poder de negociação, oferecendo produtos de qualidade, em quantidade e no prazo necessário.
Como a automação melhora os padrões de processos?
A padronização e a automação têm significados diferentes, mas podem ser aplicados facilmente juntos e gerar resultados ainda mais satisfatórios. Veja só:
- Padronização – é o que vem antes da automação. Ou seja, você mapeia o processo, define o padrão ou documento e por fim, automatiza. Desta forma, os produtos e serviços sempre terão um padrão. O cliente já sabe como é o produto/serviço e a qualidade dele.
- Automação – é quando se usa a tecnologia para realizar tarefas que em outas situações seriam feitas manualmente. Para a automação, podem ser usados robôs, softwares, sensores, equipamentos, entre outras tecnologias que independem da intervenção do homem.
Resumindo os conceitos: a padronização se refere a criação de normas e etapas práticas. Já a automação tem como principal ponto a substituição do trabalho do homem por tecnologia, para executar determinadas tarefas.
É fundamental padronizar antes de automatizar?
Realizar a padronização de um processo de produção antes da automação, é garantir que o resultado seja o desejado.
Separamos algumas razões que explicam a importância de padronizar um processo antes de automatizar, olha só:
- Padronizar os processos industriais significa eliminar etapas e procedimentos desnecessários. A padronização torna o processo mais simples e fácil de entender, isso irá facilitar a automação depois;
- Padronizar um processo significa criar uma série de etapas e práticas que deverão ser seguidas em todos os casos;
- Ao padronizar um processo, fica mais fácil identificar um possível problema ou um gargalo que possa ser corrigido antes da automação;
- E por fim, a automação ajuda na redução de custos, eliminando tarefas desnecessárias e sem eficiência.
Conheça a Perfil Maq
A Perfil Maq é uma empresa estabelecida em Concórdia, Santa Catarina, que atua no setor de metal mecânico, com destaque no cenário nacional pela qualidade e versatilidade dos produtos fabricados.
Se principal foco é na fabricação de enfardadeiras, dosadores industriais, empacotadoras horizontais, empacotadoras verticais, seladoras a vácuo e exaustores industriais.
Um dos grandes diferenciais da Perfil Maq, é a qualidade e versatilidade dos equipamentos automatizados produzidos. Atendendo todos os tipos de indústrias, com máquinas de vários tamanhos que atendam a necessidade da sua produção.
A Perfil Maq é uma empresa que vem investindo constantemente em novos produtos e tecnologias, sempre visando atender as necessidades pontuais de mercado, além de garantir a satisfação dos clientes.
Pronto para investir em automação industrial?
Esperamos que você tenha entendido que é importantíssimo unir a automação com a padronização para ter qualidade, produtividade e lucros em uma indústria. São dois processos que andam juntos e se complementam.
Quer saber mais sobre nossos equipamentos? Fale com um consultor e veja como automatizar seus processos produtivos!