Tipos de embalagens das empacotadoras da Perfil Maq

Conheça alguns dos tipos de embalagens que podem ser utilizadas nas empacotadoras  verticais Perfil Maq, e suas principais características!

No mercado podemos encontrar diversos tipos de embalagens, cada uma com características distintas, compostas de materiais diversos, e que atendem a necessidades e demandas diferentes.

Dentro da indústria alimentícia, sua principal função é garantir a conservação dos produtos que são embalados e o contato direto com agentes contaminantes, trazer informações importantes ao consumidor, assim como obrigatórias para que o produto seja disponibilizado no mercado.

Além disso, as embalagens desempenham um papel importante no marketing do produto, ou seja desempenham diversas funções importantes.

Além disso, conhecer os diferentes tipos de embalagens é fundamental na escolha das empacotadoras adequadas para atender as demandas e necessidades da sua empresa, visto que há diversos modelos de empacotadoras disponíveis, com especificações distintas.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Tipos de embalagens para alimentos

Conheça os principais tipos de embalagens para alimentos atendidas pelas empacotadoras Perfil Maq!

 

Embalagem sanfonada

Tipos de embalagens sanfonadas

A embalagem sanfonada é um dos tipos de embalagens mais comuns encontradas no mercado, utilizada para a embalagem de uma ampla variedade de produtos.

É o tipo de embalagem que apresenta ótima barreira contra umidade, luz e odores. Desta forma, é muito empregada para o empacotamento de produtos como café, doces, grãos e outros tipos de alimentos.

Possui a sua base chata, facilitando a exposição dos produtos na vertical, fator essencial para garantir que os mesmos chamem a atenção dos consumidores.Além disso, é um dos tipos de embalagens indicados para o empacotamentos de quantidades maiores de produtos, como por exemplo, rações animais e demais produtos da área de pet food, sendo também usada nas sacolas de supermercado, devido a alta resistência atingida de algumas matérias primas que é fabricada. Desta forma, é uma embalagem flexível e resistente.

Comumente encontrada nos seguintes materiais: papel, polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno de alta densidade(PEAD) e polipropileno (PP), atendendo assim uma ampla gama de produtos, além de suportar pesos diferentes conforme o seu material.

 

Embalagem almofada

Tipos de embalagem sanfonada

Estes tipos de embalagens recebem este nome por possuírem semelhanças com uma almofada.

Sendo um dos tipos de embalagens utilizadas para alimentos, contudo sua aplicação vai muito além, e por isso é usada em praticamente todos os segmentos da indústria. Na indústria de alimentos é empregada para o empacotamento por exemplo, de frutos secos, snacks, grãos, dentre outros.

Este aspecto que o assemelha com uma “almofada”, ocorre geralmente por dois motivos: ou pelo oxigênio residual que fica durante o empacotamento dos produtos ou através da injeção de gás, comum em embalagem com atmosfera modificada, que é utilizado para a conservação dos alimentos.

Normalmente, são tipos de embalagens plásticas, compostas de materiais como plástico poliéster (PET), polietileno ou polipropileno, polipropileno biorientado (BOPP) metalizados, e outros tipos de materiais necessários para a conservação dos alimentos, sendo seladas em dois dos seus lados.

 

Fundo chato

Como o próprio nome exemplifica, é um dos tipos de embalagens que apresentam sua base achatada, possibilitando que fiquem expostas de pé.

É muito semelhante a embalagem sanfonada, contudo recebe uma dobra extra, permitindo que após embalado o produto permaneça na vertical.

Este tipo de embalagem é muito utilizado na linha pet food, além de produtos em pó, granulados, sólidos pequenos, como leite em pó, achocolatado, bem como produtos de limpeza, como sabão em pó.

Além disso, podem ser encontrados modelos com diversas soldas, e alguns tipos de acessórios, como válvulas aromáticas, adesivos promocionais, entre outros.

São fabricadas de plástico poliéster (PET), polietileno ou polipropileno, polipropileno biorientado (BOPP) metalizados, dentre outros tipos de materiais conforme o tipo de produtos e as características pretendidas na embalagem.

 

Embalagem tipo sachê

Sendo um dos tipos de embalagem ideais para alimentos em pó, pastosos e líquidos, como condimentos e temperos, por exemplo. Podendo ainda ser utilizados alguns acessórios, como válvula dosadora e easy open.

Dentre alguns produtos que são embalados com estes tipos de embalagens, estão: mostarda, maionese, molhos de tomate e pet food. Ou seja, normalmente produtos que necessitam de isolamento específico são embalados com este tipo de embalagem.

Sendo assim, na grande maioria das vezes são confeccionados em embalagens de plástico poliéster (PET) com a parte interior metalizada, garantindo a conservação da textura e sabor dos produtos. Mas dependendo do tipo de produto que será embalado ainda pode ser encontrado em outros tipos de materiais, como kraft, plásticos, por exemplo.

Agora você já conhece os principais tipos de embalagens utilizadas no mercado, que tal conhecer a linha de empacotadoras horizontais e verticais da Perfil Maq?

Acesse o  link abaixo e saiba mais sobre estes equipamentos, tipos de embalagens que atendem e muito mais!

E para ter acesso a muitas outras informações, continue acompanhando o nosso blog!