Máquina trabalhando no processo produtivo.

Entenda como a otimização dos processos produtivos de uma indústria garante a competitividade diante de seus concorrentes. Entenda como!

Você sabia que para garantir a qualidade e eficiência na produção, é fundamental compreender e implementar processos produtivos bem-estruturados?

Afinal, as mudanças ocorrem a todo momento em todos os setores e nichos de mercado. A inovação e a tecnologia, por exemplo, estão cada vez mais presentes na indústria e as empresas que não estão abertas às mudanças e adequações necessárias têm um caminho bem difícil a seguir. 

O aprimoramento dos processos industriais é uma das maneiras que as indústrias encontraram para se adaptar às necessidades e as exigências do mercado. Oferecer produtos de qualidade, dentro do mesmo padrão e cumprindo os prazos de entrega, faz com que a empresa melhore o seu desempenho e gere competitividade perante seus concorrentes.

Por este motivo, este conteúdo vai abordar o que são os processos produtivos e como sua indústria pode se beneficiar com a implementação deles. Confira!

O que é um processo produtivo?

A revolução industrial, em um primeiro momento, foi vista como uma maneira de gerar desemprego, pois a força do homem seria substituída pelas máquinas. Mas com o tempo, veio a certeza de que as máquinas começaram a fazer parte do dia a dia para melhorar os processos produtivos. Além disso, a revolução industrial veio para padronizar os produtos, agilizar os serviços e melhorar as entregas como um todo.

Com a automação industrial, os dirigentes tiveram mais tempo para ponderar em como melhorar as metodologias de gestão empresarial, aumentando a eficiência de suas operações e reduzindo a ociosidade. Isso tudo gerou, consequentemente, uma maior produtividade entre os colaboradores.

Mas para que tudo isso fosse possível, foi necessário “organizar a casa”, em geral, e neste momento, surgiram os processos produtivos.

Desse modo, um processo produtivo é uma série de atividades e operações sequenciais que transformam matérias-primas em produtos acabados. Esses processos são projetados para maximizar a eficiência, minimizar desperdícios e garantir a qualidade do produto final. 

Na indústria alimentícia, isso pode incluir desde a seleção e preparação de ingredientes até o empacotamento e distribuição dos produtos.

É por isso que os gestores precisam definir a sequência de operações de cada produto, em todos os tipos de atividades, além de acompanhar de perto todos os processos desempenhados na indústria. Só assim haverá uma eficiência nos resultados, conquistando cada vez mais o mercado consumidor.

Quais são os 5 tipos de processos de produção?

Na indústria em geral, existem cinco tipos principais de processos de produção, cada um adequado para diferentes tipos de produtos e demandas:

  • Produção em massa: produção de grandes volumes de produtos padronizados. Exemplo: produção de biscoitos e refrigerantes;
  • Produção em lotes: produção de quantidades específicas de produtos em lotes. Exemplo: panificação artesanal onde cada lote de pão é feito separadamente;
  • Produção por encomenda: produtos são fabricados conforme pedidos específicos dos clientes. Exemplo: confeitaria personalizada;
  • Produção contínua: produção ininterrupta de produtos. Exemplo: produção de leite pasteurizado;
  • Produção intermitente: produção ocorre em intervalos, conforme a demanda. Exemplo: produção de alimentos sazonais.

Quais são os processos produtivos?

Os processos produtivos variam dependendo do setor e do tipo de produto. Entretanto, na indústria alimentícia, os principais processos produtivos são:

  • Recebimento e armazenamento de matérias-primas: insumos são recebidos, inspecionados e armazenados em condições adequadas;
  • Preparação e processamento: ingredientes são preparados, misturados e processados conforme as receitas e especificações;
  • Cozimento e conservação: aplicação de técnicas de cozimento, pasteurização, congelamento ou desidratação para garantir a segurança alimentar;
  • Empacotamento e rotulagem: produtos são embalados, rotulados e preparados para distribuição;
  • Distribuição e logística: produtos finais vão para varejistas, distribuidores ou diretamente aos consumidores.

Como melhorar o processo produtivo de uma empresa?

Se o seu objetivo é que sua empresa se destaque no mercado, conquiste mais clientes e fidelize os que você já tem, é preciso otimizar os processos de produção. Entenda que este é um desafio muito grande que os gestores precisam definir a partir da tomada de decisão assertiva e muito bem calculada!

Nesta mesma linha, os líderes de todos os setores, estão cada vez mais preocupados e buscando formas de reduzir os custos, bem como ampliar os serviços para elevar os lucros. 

Algumas atitudes, como o uso da tecnologia, por exemplo, pode ser usada em várias demandas. Essa ação pode aprimorar as operações e promover processos diferentes que tornem os resultados mais dinâmicos e ágeis.

Veja algumas estratégias que você pode usar para aperfeiçoar o processo produtivo da sua indústria:

  • Elabore o mapeamento de todo o processo de produção;
  • Identifique todas as atividades;
  • Observe os objetivos de cada processo;
  • Defina como você irá detalhar as informações para o melhor entendimento dos colaboradores;
  • Invista na comunicação sua com a equipe;
  • Invista em treinamentos e capacitação dos colaboradores;
  • Identifique os processos que não estão gerando o resultado esperado;
  • Defina propostas para melhorar estes processos;
  • Elabore um mapa com estas informações e envie para o conhecimento de todos os colaboradores, além de citar as ações para e como melhorar estes processos.

Por que investir na automação industrial para melhorar seu processo produtivo?

O aumento da produtividade é uma das principais consequências da automação, indiferente dos tipos de indústria. Com a otimização, eficiência e maior agilidade nas operações diárias, a empresa consegue realizar mais atividades em menor tempo, além de manter o padrão de qualidade. 

Outra consequência positiva, é a criação de novos cargos para pessoas especializadas, assim como ocorreu na revolução industrial, onde as pessoas precisaram aprender a operar e manipular as máquinas. 

Ainda é possível identificar que este tipo de solução oferece mais economia nos processos. Há uma redução considerável nos gastos, pois há também uma diminuição dos erros, dos entraves e problemas operacionais. Ainda é passível de ocorrer o melhor aproveitamento dos recursos, sem desperdícios.

Conheça as soluções Perfil Maq para automação dos processos produtivos

A Perfil Maq, empresa sediada na cidade de Concórdia, no meio-oeste catarinense, atua no mercado há mais de uma década e tem seu foco no desenvolvimento e fabricação de máquinas, equipamentos e acessórios para atender empresas de diversas áreas.

Para auxiliar na rotina de trabalho das indústrias, os equipamentos da empresa variam entre:

Por fim, continue acompanhando nosso blog e mantenha-se atualizado! Conheça nosso site e nossos produtos para melhorar o desempenho dos processos produtivos da sua indústria. E se quiser saber mais ou tirar alguma dúvida, clique no banner abaixo e fale com nossa equipe de atendimento!

[Infográfico] 7 passos para implementar a automação de processos na sua indústria!

Neste infográfico, vamos elencar os passos que você deve seguir para automatizar os processos da sua indústria e crescer com qualidade!
Baixar material